Ampliando Frestas e Possibilidades na Formação Continuada em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53282/sul-sul.v5i1.1023

Palavras-chave:

Psicologia, Afeto e Política, Interseccionalidade, Processos Grupais, Intervisão Clínica

Resumo

Reconhecer os efeitos da construção da prática hegemônica em Psicologia é remeter ao histórico da ciência cartesiana e como ele se apresenta em território brasileiro na formação em Psicologia. Destacamos formações profissionais deficitárias, pouco críticas e colonizadoras. Perguntamo-nos: o que nós, psicólogas formadas e atuantes na área clínica, podemos fazer com nossas formações contínuas? O objetivo deste artigo é apresentar o trabalho grupal e autoral construído através de lentes decoloniais e interseccionais que vem sendo desenvolvido com psicoterapeutas tendo a política e o afeto como sensibilizadores principais para a construção da prática profissional. Assumimos a interseccionalidade enquanto conceito-ferramenta analítica e política que enfatiza a coalizão de estruturas opressivas operacionalizadas pelos marcadores de raça, gênero e classe. Também reconhecemos o histórico da captura do debate acerca das emoções, sua desvalorização frente à supremacia da razão, como um aspecto central que pudesse sustentar os pilares da sociedade capitalista, a saber colonização e patriarcado. O projeto Intervisões Clínicas - Afeto & Política é uma iniciativa autoral da Coletiva Olhares, que tem como interesse, a partir de encontros grupais com psicoterapeutas, refletir sobre a prática a partir de olhares interseccionais e decoloniais. Os encontros online e síncronos são divididos em três momentos: Aquecimento artístico, Afetação da Referência e Experiência de Partida. São encontros nos quais as participantes refletem sobre seus próprios lugares no mundo, sua escuta e suas intervenções de forma horizontalizada e crítica.

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Biografia do Autor

Diana Ribeiro, Universidade do Porto

Diana Montenegro Ribeiro é mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, doutoranda em Psicologia pela Universidade do Porto (em regime de cotutela com a Universidade Federal do Ceará). Especialista em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuou no campo da educação como psicóloga, coordenadora e pesquisadora. Atualmente atua como psicóloga clínica e também pesquisadora na área de gênero e feminismos.

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Publicado

03-10-2024

Como Citar

SILVA, Camilla; RIBEIRO, Diana; GONZAGA, Domitila. Ampliando Frestas e Possibilidades na Formação Continuada em Psicologia. Sul-Sul - Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 157–177, 2024. DOI: 10.53282/sul-sul.v5i1.1023. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/revistasul-sul/article/view/1023. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Vol 05 N. 01 - DOSSIÊ EDUCAÇÃO, DECOLONIALIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

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