CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.53282/sul-sul.v4i1.982Keywords:
Contexto de Formação, Plasticidade Cerebral, Socioambientalismo EducacionalAbstract
O seguinte artigo apresenta as possíveis relações entre a noção de contexto de formação apresentada
na obra de Sá (2022) e questões relacionadas à perspectiva do socioambientalismo. Para tal, parte de crítica a perspectivas dicotômicas advindas da ciência moderna, como a separação epistemológica entre sujeito e objeto que degenera em uma visão de separação entre os corpos e o ambiente onde são produzidos. Nesse mesmo sentido, explora questões como a ontogenia e filogenia humana, sinaptogênese e plasticidade cerebral, enquanto processos biológicos centrais para uma compreensão efetiva acerca das relações constitutivas entre os seres humanos e os ambientes que os cercam. Ao final, busca explorar como a noção de contextos de formação pode auxiliar na efetivação de um socioambientalismo educacional.
Downloads
References
BRIDI FILHO, Cesar Augusto; BRIDI, Fabiane de Souza; ROTTA, Newra Tellechea. Intervenções
Terapêuticas que Promovem Desenvolvimento Sináptico. In: ROTTA, Newra Tellechea; BRIDI
FILHO, Cesar Augusto; BRIDI, Fabiane de Souza. Plasticidade Cerebral e Aprendizagem:
abordagem interdisciplinar. São Paulo: Artmed, 2018
LIMA, Gustavo F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades
sustentáveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 145-163, jan./abr. 2009
MARQUES JUNIOR, William Paiva. Sustentabilidade, socioambientalismo e direitos da
natureza na américa latina. S15º Seminário Internacional de Governança e
Sustentabilidade. vol. 9. Alicante - Espanha, 2019, p. 401-421.
RIBAS, Guilherme. Considerações sobre a evolução filogenética do sistema nervoso, o
comportamento e a emergência da consciência. In: Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006,
vol.28, n.4, pp.326-338. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1516-44462006000400015&lng=en&nrm=iso. Acesso em 06 jun.
SÁ, J.M de. Redimensionar o corpo - biologicidade, racionalidade e poder em contextos de
formação. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Santa Maria, 2022.
SOUZA, Rosana e TEIXERA, Luiz. Sobre a Relação entre Filogenia e Ontogenia no
Desenvolvimento da Lateralidade na Infância In: Psicologia: Reflexão e Crítica, v.24, n.1,
p.62-70, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/YtyCBFH9BVKwBvrSc9ZvNmd/?
lang=pt. Acesso em 06 jun.2023.